Menu Horizontal

sábado, 17 de março de 2012

PENEDO RJ – SÉRIE RECEITAS DA POUSADA : CHUTNEY DE MANGA (MANGO CHUTNEY).

 

Uma das boas lembranças que eu tenho da minha infância, nos períodos de férias que por aqui desfrutava, é de quando alguma finlandesa pedia para catar as mangas que os fortes ventos derrubavam, ainda não maduras. Para que serviam? Sinceramente, na época, não sabia.

Hoje tenho a certeza que era para o preparo dos famosos chutneys de manga ou, como também conhecidos mango-chutneys.

                 Chutney 004

                                  CHUTNEY DE MANGA

Os finlandeses de Penedo eram famosos pelo preparo, aproveitamento  e conserva de todo tipo de fruta e legumes que produziam nos seus pomares e hortas.

Faziam todo tipo de geléia e conservas que até hoje são encontradas nas lojas de artesanato, sendo muito procuradas pelos turistas.

                 Chutney 003

                    CHUTNEY DE MAÇÃ E DE MANGA

Hoje resolvi fazer um pouco de chutney com a receita que é ainda praticada pela Rosa do Bentinho, com base nos seus aprendizados, quando ajudava as proprietárias do hotel Chácara das Duas (Helmi e Vivi), atualmente o Hotel Pequena Suécia.

Minha mãe me passou a receita original que recebeu diretamente destas duas senhoras finlandesas e que conservo como uma relíquia, já que a  nossa casa de férias  era muito próxima da Chácara das Duas.

            foto21

Era e ainda é conhecida em Penedo, como a Casa dos Oito, pois assim os finlandeses da colônia a chamavam já que éramos oito irmãos, todos homens. Em nosso terreno tínhamos também pés de  todos tipos de frutíferas da colônia.

            foto22          

Preparar chutney com estas lembranças na mente é uma forma de lembrar do Penedo autêntico e também de recordar minha infância neste lugar mágico, natural e escandinavo, em pleno Brasil.

             foto43

Tio Johan Boclin, Gil, Carlos e eu (3 dos 8 irmãos), com Da. Maria, nossa vó de amor. Dia de colheita de banana na garupa de uma bicicleta BSA  inglesa.

E como saborear este delicioso molho agridoce de origem indiana?

Perfeito no acompanhamento de carnes de todo tipo e formas de preparo. Assadas ou não. É bom até com pão. Êta exagero !!! ……

Em Penedo recomendamos experimentar um Lihapulla (bolo de carne) da Pizzaria Costa (receita de D Marga, proprietária)

Lihapulla como descrito no cardápio do restaurante.
(Bolo de carne bovina assado no forno à lenha, servido em fatias com molho ao bacon, molho chutney, arroz e purê de batatas)

Receita do Chutney da Colônia Finlandesa de Penedo

Manga, Abacaxi ou Maçã

Ingredientes:

12 mangas ( ou 2 kg de maçãs; ou 2 abacaxis)

4 pimentões

4 cebolas

4 tomates

250 g de gengibre

250 g de passas sem caroço

2 kg de açúcar cristal

2 vidros de vinagre tinto

mesma medida de água

1 colher de sopa de cravo da índia

3 colheres de sopa de mostarda

Procedimentos:

Picar os primeiros 5 ingredientes em pequenos cubos.

Observações:

Manga – escolher as “frutas de vez” – bem durinhas - descascar e picar ½ hora antes de usar e salpicar com 02 colheres de sopa de sal e escorrer o caldo preto.

Maçãs – usar com a casca, retirando só o miolo com as sementes.

Abacaxi – descascar as frutas também “de vez” e bem firmes.

Utilizar panelão para misturar todos os ingredientes (menos a mostarda) e colocar para cozinhar em fogo brando por pelo menos 2 horas – reduzindo o volume inicial mais ou menos pela metade.

A mostarda será adicionada no final, depois de desligar o fogo, ainda quente.

Deve ser colocada em potes de vidro (higienizado/esterelizado), e ainda morno. Tampar e deixar curtir por alguns dias antes de usar.

Pode ser guardado fora da geladeira, antes de abrir o(s) vidro(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário